terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Gosto (mesmo muito) de teatro, logo divulgo! (2)



Muito se escreveu sobre a adolescência. É caso para dizer, muita tinta lacrimejada jorrou sobre inúmeras folhas para registar ambíguos estados de alma, tão característicos desta idade. Muito se tropeçou em clichés válidos, tipicamente comuns, marcas sólidas das épocas pelas quais todas as pessoas, embora umas mais que outras, teimam em passar.

Porém, poucos foram aqueles que se atreveram, como Moisés Mato, a usar as palavras simples para descrever, de dentro para fora, o que vai num corpo adolescente. E ainda existiram menos visionários, como Manuel João, que orientaram o talento e genialidade de um elenco experientemente jovem, e montaram um texto de incomplexas palavras num grande espectáculo.

“Deixa-me em paz!” é, assim, fruto das linhas leves de um escritor/cenógrafo que ousou descomplicar a mais complexa fase da existência humana, aquela em que se almeja o equilíbrio entre o adulto que ainda não se é e a criança que se quer deixar de ser. “Deixa-me em paz!” é, de facto, um trabalho embebido numa sensibilidade ímpar, que não tem medo de se arriscar extravasando o que se mantém contido em tantos peitos dessa puberdade.

Um espectáculo de uma agressividade imprevisível, porque não há modo mais marcante de retratar idades cruciais, temperado por actuações fortes e cozinhado em grupo, que nos conduz a outro nível. Ainda que desniveladamente adolescente, sem dúvida, de teatralidade crescentemente impressionante.


FICHA TÉCNICA

Encenação: Manuel João
Interpretação: Inês Possante,
Pedro Gonçalves,
Nádia Mota,
Sara Freitas,
Rita Miranda e
Pedro Cortes
Dramaturgia: Manuel João
Figurinos: Carla Candeias
Grafismo: Pedro Cortes
Luz: Manuel João e
Equipa Técnica do Auditório Fernando Lopes Graça
Som: Manuel João
Fotografia: Andreia Barreiro
Cenografia: Colectivo
Teatro & Teatro
Montagem de som: Luís Batista
Produção: "O Mundo do Espectáculo”


Dia 21 de Fevereiro às 21.30h
AUDITÓRIO FERNANDO LOPES GRAÇA
FÓRUM ROMEU CORREIA
ALMADA

5€ Bilhete normal
3,50€ Bilhete jovem e senior

1 comentário:

Anónimo disse...

e para quando um anúncio de uma peça tua? :)