terça-feira, 16 de julho de 2013

Estação terminal (2)

Há várias coisas no meu trabalho que, nos primeiros tempos, me incomodavam solenemente, e que agora são, provavelmente, as minhas favoritas. Uma delas é o relatório que recebo assim que chego, logo à entrada de casa. Na grande maioria das vezes é a dona Z. que me abre a porta, recebendo-me com um (só um) beijinho de bom dia, seguido do estado da situação actual. Por exemplo:

"Bom dia Andreia, hoje o M. está um diabo!" (quer dizer que está farto de fazer birras)
"Olá Andreia, hoje o M. portou-se muito bem!" (quer dizer que esteve calmo e comeu o pequeno-almoço)
"Ó Andreia, os teus meninos hoje estão impossíveis!" (quer dizer que estão constantemente engalfinhados)
"Bom dia Andreia, ai tinhas de ver ontem o V. no baptizado!..." (se diz isto a sorrir, quer dizer que ele foi um príncipe; se me arregala muito os olhos, quer dizer que bateu em todos os meninos que encontrou)

E assim por diante.

Às vezes estou no elevador e já ouço a sua voz a chamar por mim, e isso faz-me sorrir automaticamente (é verdade, os milagres acontecem). Gosto particularmente quando ela usa a expressão "os teus meninos" ou "o teu menino". 

Nisso, particularmente, ela tem muita razão.

1 comentário:

Ana Rute Oliveira Cavaco disse...

eu já me ri tanto com isto... a facilidade com que as coisas más são vistas como mais ou menos e por diante. o pior, é que este cenário é muito comum!