quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Frente & Verso (Colecção Visão) (2)

Não ouvi na rádio. Nem li num jornal. Tampouco vi a publicidade que nos salta dos cartazes na rua e do ecrã da televisão, e nos inunda os olhos.

Descobri assim: vinha do metro para a plataforma em que o comboio costuma parar, na estação que não é a minha habitual. Soube-me bem receber o sol que se punha apressadamente e admirar as sombras que as pessoas apressadas deixavam para trás de mais um dia. Faltavam catorze minutos e atrevi-me a repousar as pernas do passeio lisboeta dessa tarde. Ao sentar-me, dei de caras com um marcador de ar envelhecido (ou meio sujo) que me dizia que era já dia 12 que a Visão se lançava a vender livros apetecíveis por meio euro. Pelo ar do marcador, desconfiei da actualidade dele (é, ando distraída do mundo) e por isso confirmei no calendário da agenda. Sim, as datas coincidiam com todas as quintas-feiras, como apregoava o marcador esquecido por alguém ali no banco. E achei bonito, a maneira como as coisas acontecem; como as coisas que muito preso (entre elas, prosa e poesia) me encontram atrapalhadamente por apenas meio euro. Resolvi apropriar-me do esquecido marcador e “perdê-lo” no comboio que entretanto chegou.
Pode ser que algum outro distraído do mundo o encontre e o ache bonito, como eu.

Sem comentários: