sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Polémicas lusas



Se os autores de um vídeo assim fossem um Ricardo Araújo Pereira e companhia, eram incríveis e cómicos e fantásticos… e todos esses adjectivos que os perseguem por todo o lado. Como foi uma compatriota transatlântica… deu no que já toda a gente sabe.

É sabido que este humilde recanto nunca foi local de polémicas nem comentários pessoais ao que por aí sucede, mas eu, caríssima Maitê, achei-lhe muita graça. Em todos os países e culturas existem factos passíveis de gerarem gargalhadas e polémicas, apontados pelos seus cidadãos ou por outros.

Mais justificações plausíveis para os últimos acontecimentos? Eu não tenho, mas o senhor Ferreira Fernandes tem:

Ele há indignações estranhas

O Pingo Doce contratou um famoso publicitário brasileiro para a campanha que começou nas televisões na semana passada. Vai daí, começou outra campanha no Twitter, esta semana: abaixo-assinados de portugueses (já vão em 1600) contra o anúncio do supermercado. Fui ver. Talvez porque não seja o cliente - tipo, o anúncio não me aquece nem arrefece. Mas, porque nasci com a dose suficiente de bom-senso, uma coisa garanto: não tem nada que suscite uma mobilização indignada. Então? Porquê os 1600 e o frenesim, que já apela até a um encontro de indignados? Eu explico: cherchez la femme. O que, traduzido para a circunstância, é: alguém ficou sem a conta choruda que o supermercado tinha para publicidade e que foi parar ao brasileiro. A dor de corno na bolsa é das que mais doem. Espero que sem relação, mas também esta semana, alguém ressuscitou um vídeo da actriz brasileira Maitê Proença, onde ela é grosseira sobre os portugueses. O vídeo é velho de dois anos e, no entanto, também já há abaixo-assinados contra a brasileira. Se hoje Liedson marcar 5 golos (4 contra Malta e um na própria baliza) e amanhã aparecer um abaixo-assinado contra o "brasileiro" que traiu o nosso guarda-redes, vou ficar atento: o defraudado publicitário português está mesmo assanhado.”



in Diário de Notícias, crónica Um ponto é tudo, 14 de Outubro de 2009



(depois de publicar este post e ver os videos relacionados com o acima apresentado)

TELENOVELA BRASILEIRA, pelos Gatos Fedorentos



Contra isto ninguém se insurgiu, nem no Brasil, nem em Portugal. Tenho dito.

1 comentário:

..carlix.. disse...

LOLOL a única coisa que há de muito mal no anúncio do pingo doce é a voz irritante da cachopa e da música desesperante que ela canta! LOL Ai está o poder do media... formar opiniões e mai nada.