terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Utopia (?)


"If i ruled the world, / every day would be the first day of spring, / every heart would have a new song to sing, / and we'd sing of the joy every morning would bring."


Jamie Cullum - If i ruled the world

Debati-me com esta música durante algum tempo. A utopia descrita pelo senhor Cullum neste poema é de tal ordem que soa a um desvario demasiado desmedido, pelo que não era capaz de ouvir esta canção e acreditar nela. Até que, num belo dia de Verão, fomos ao seu concerto no âmbito do CollJazz Fest*, e cri. Ouvi-lo cantar de olhos cerrados e rosto suado, com uma voz quase embargada mas tão assertivamente firme, foi o bastante para compreender que, se tivesse escrito um poema acerca do que eu faria se governasse o mundo, seria exactamente este. 

Ouvir esta canção transporta-me sempre para aquela noite ventosa e estrelada, e para os sonhos que estão no meu âmago. Ao pesquisar nesta Janela descobri que 7,4 % dos escritos têm referências a sonhos. Dar com este post em particular deixou-me extática: é que Deus tem feito reais todas as minhas utopias.

(grande suspiro)




*Há muito que escrever sobre este concerto maravilhoso e sobre este dia; foi a melhor prenda que poderia ter recebido.


Sem comentários: