quinta-feira, 11 de julho de 2013

Estação terminal

Foi no quinto mês do ano passado que comecei uma inacreditável viagem pelo mundo da educação, uma que mudou todas as minhas concepções e sonhos acerca do assunto. Ingressei no admirável mundo das amas - essas pessoas que trocam de lugar com os pais durante o dia, dias a fio, para que eles possam sustentar as suas famílias e bens. Assim sendo, fiquei com a responsabilidade de cuidar holisticamente (?) do M. e do V., que na altura tinham pouco mais de um ano. 

Durante esta viagem vi paisagens diversas: houve meses de puro gozo, descoberta e dedicação. Houve períodos de total frustração e desespero. Também houve exaustão e grandes doses de impotência. Mas o que vi com mais frequência foi, sem dúvida, o facto de este trabalho (o de educar crianças) ser impossível de se fazer sozinho. 

Durante este ano e (quase) meio aprendi como não imaginava que fosse possível; sobre os miúdos, sobre as pessoas, sobre Deus, sobre o mundo, sobre mim. Fui agraciada, hora a hora, em tudo o que fiz e que me aconteceu. E descobri que, afinal, aqueles que me rodeiam tinham alguma razão quando brincavam, dizendo que eu vivia num mundo cor-de-rosa, "de cogumelos e príncipes", "de flores, corações e beijinhos". Fui feita em estilhaços, tive os tecidos da minha cosmovisão rasgados por completo, e a minha fé provada, por vezes, minuto a minuto.

Foi uma viagem e tanto, em que o Senhor me deixou completamente exposta a tudo, derramando sobre nós a Sua graça infinita, infindável, inexplicável. E agora que o fim se aproxima, seria de esperar um suspiro de alívio e um sorriso ante a liberdade... Em vez disso, as saudades apertam-me o âmago e espremem-me os olhos. Estranho trabalho este: só no fim é que  descubro que serei para sempre incompleta sem estas as pessoas que me consumiram o coração.

2 comentários:

bitas disse...

tu és tão linda e eu gosto muito de ti! e gosto destas tuas partilhas que me enchem o coração e me fazem agradecer por pessoas como tu*

Ana Nunes disse...

Vais ter sempre o coração cheio de gratidão por esta etapa.